Conceitos de Arrhenius sobre Ácido e Base

Teoria Eletrolítica de Arrhenius

No final do século XIX, o químico sueco Svante August Arrhenius (1859-1927), verificou que determinadas soluções aquosas conduziam corrente elétrica e outras não.

Por exemplo, o que acontecerá se introduzirmos dois fios condutores ligados a um gerador numa solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) ou se os introduzirmos numa solução aquosa de sacarose (C12H22O6) ?

Experimento de Arrhenius

Teste de condutibilidade de água com diferentes solutos - Clique na figura para ampliar

A lâmpada acende somente quando há uma solução de NaCl e água (solução aquosa de cloreto de sódio) – figura da esquerda. Há passagem de corrente elétrica – ela é uma solução eletrolítica.

No caso da solução de água com açúcar (solução aquosa de sacarose), a lâmpada continua apagada – figura da direita, indicando que o circuito não se fechou e, portanto a solução não conduz corrente elétrica – ela é uma solução não-eletrolítica.

Para justificar esse comportamento distinto das soluções, Arrhenius propôs que as moléculas das substâncias, na presença de água, se dividem em entidades menores, podendo ou não ter carga elétrica. Nas soluções eletrolíticas, essas entidades são partículas carregadas eletricamente, denominadas íons, que são responsáveis por conduzir a eletricidade. Nas soluções não-eletrolíticas, essas entidades são as próprias moléculas e, portanto, não têm carga, não conduzindo eletricidade.

Conceito ácido-base de Arrhenius

Com base na existência de íons nas soluções eletrolíticas, de acordo com a teoria da dissociação iônica, Arrhenius estabeleceu o conceito de ácido e de base:

  • Ácidos: substâncias que, dissolvidas em água, se ionizam, liberando, na forma de cátions, exclusivamente íons H+.
  • Bases: substâncias que, dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica, liberando, na forma de ânions, exclusivamente íons OH-.


Tradução do “quimiquês” para o português:

*Íon = partícula carregada eletricamente. 
*Cátion = íon positivo. Quando um átomo doa elétrons, ele fica com carga positiva. Ex: Na+ significa que o átomo de Sódio doou 1 elétron que estava na sua última camada.
*Ânion = íon negativo. Quando um átomo recebe elétrons, ele fica com carga negativa. Ex: Clsignifica que o átomo de Cloro recebeu 1 elétron na sua última camada.
*Ionização = Alguns compostos moleculares, como os ácidos, quando colocados em um solvente são “atacados” por esse solvente e acabam formando íons. Perceba claramente que não existiam íons na molécula original. Quando ela foi colocada na presença do solvente, este conseguiu, por força magnética, “arrancar” um ou mais de seus átomos mas, nesse processo, o átomo arrancado acaba tendo que deixar um elétron para trás, tornando-se um íon. Nesses casos, dizemos que houve uma ionização, pois uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los (livres no solvente). É o que acontece com os ácidos.
*Dissociação Iônica = Já existiam os íons nos compostos iônicos (aqueles formados por metais e não-metais ou por metais e hidrogênio – esse tipo de composto faz a chamada ligação iônica). Os íons preexistentes apenas foram separados. É o que acontece com os sais e as bases.

 

Fontes de Pesquisa: 

About these ads

Sobre Walquíria Paiva

Walquíria, é casada com Bruno Paiva e reside em Jandira/SP. É formada em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Analítica e Ambiental pelo Centro Universitário de Caratinga/MG. É pós-graduada em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela UNIVESP/USP. Estuda Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF/UAB. Tem experiência em Controle de Qualidade de Laticínios. É pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular no Parque Santa Tereza - Jandira/SP. Tem cursos na área de piano e teclado. Leciona a disciplina de Química na rede pública estadual de São Paulo. Gosta de música, edição de imagens, artesanato e blogs.
Esse post foi publicado em 2ª série - EM e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Conceitos de Arrhenius sobre Ácido e Base

  1. rubia disse:

    bom achei muito legal me ajudou muito conseguir diferenciar um do outro .. acido e base. na cuca.kk prova de amanha vou conseguir ter uma boa nota..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s